segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Vem aí a Caminhada Rosa contra o Câncer de Mama


Foto: Guga Malheiros
 
A prefeitura acerta os últimos detalhes para a campanha Outubro Rosa. O movimento dura o mês inteiro e visa sensibilizar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

Entre as ações que serão realizadas estão a iluminação na cor rosa de alguns prédios e monumentos da cidade e distribuição do laço rosa. O dia D do evento será em 16 de outubro, quando acontecerá a Caminhada Rosa contra o Câncer de Mama, pela Avenida Rui Barbosa. A concentração será na Praça Veríssimo de Melo.

A campanha de prevenção, que está sendo organizada pelas equipes da Coordenação de Enfermagem, Vigilância em Saúde e Programa da Mulher, busca alertar a população sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

Durante todo o mês, os postos de saúde orientam o público com palestras nas salas de espera, além da distribuição de folders explicativos sobre a doença. De acordo com dados da Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria, foram realizados no mês de agosto 622 mamografias.

Rosa – O movimento Outubro Rosa começou na década de 90, nos Estados Unidos, e ganhou adesão em todo o mundo.

Em Macaé, o trabalho de prevenção do câncer de mama é realizado em todas as unidades de saúde e os casos suspeitos são encaminhados para as unidades de referência que contam com médico mastologista. As unidades são Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança (Nuamc Aroeira) e o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

No início do mês, o prefeito Dr. Aluízio inaugurou o Centro Oncológico de Macaé, que funciona no Hospital São João Batista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário