quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A cobra tá fumando: Câmara de Vereadores em Rio das Ostras é ocupada por manifestantes




No conhecido balneário de Rio das Ostras, localizado na Região dos Lagos do Estado do Rio, dezenas  de manifestantes ocupam desde a noite desta terça-feira (3), a Câmara de Vereadores do município. Decidiram acampar na sede do Legislativo Municipal depois de uma sessão. Alguns manifestantes dormiram, inclusive, no plenário às escuras, pois as luzes foram desligadas ao fim da sessão.

A ocupação é por tempo indeterminado até que os manifestantes consigam dialogar com o Poder Legislativo. A expectativa é que o diálogo aconteça na próxima sessão, na tarde desta quarta-feira.

No início da manhã desta quarta-feira (4), o grupo era formado por cerca de 20 pessoas. Alguns integrantes do movimento revezam a ocupação do legislativo. A reivindicação principal do movimento é mais participação popular durante as sessões. Além de mudança no regimento da Câmara Municipal.

Os manifestantes entregaram aos vereadores há cerca de 15 dias uma pauta com 90 itens. Entre eles, a redução dos salários de vereadores e do prefeito, a transparência no concurso público, além de melhorias nas áreas da saúde, saneamento básico, transporte coletivo e segurança, principalmente, quanto aos estupros. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública do Estado, foram 50 em todo ano passado e 26 até junho deste ano.

O assessor de imprensa do presidente da Câmara de Vereadores de Rio das Ostras, Alzenir Pereira Melo, informou que o parlamentar viajou para  a cidade do Rio de Janeiro resolvendo problemas administrativos do legislativo e que, por isso, não vai se pronunciar sobre o caso.

Os manifestantes exigem melhorias em transporte, saúde, segurança, saneamento, educação e transparência. Além disso, eles exigem que as sessões tenham espaço para a população, por meio de um púlpito popular.
 

Na manhã desta quarta-feira (4) o movimento usou as redes sociais para explicar os motivos que levaram a ocupação do prédio da Câmara de Vereadores de Rio das Ostras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário