sábado, 7 de setembro de 2013

Atradicional família de Macaé abraçou o São João Batista

E o tão esperado abraço  ao centenário Hospital São João Batista, aconteceu na manhã deste 7 de Setembro. A tradicional família de Macaé e a comunidade médica da cidade, foram os responsáveis pelo sucesso do acontecimento. 

 O médico Carlos Emir Mussi, que idealizou o evento, estava radiante e feliz da vida  com a presença de tanta gente querida e conhecida da cidade de Macaé, que compareceram para dar o prometido abraço ao São João Batista. "O sonho foi realizado", disse Carlos Emir Júnior.

Uma tenda foi montada em frente ao Hospital para comercialização de  adesivos com o símbolo do evento, camisas e rifa referente a um Carro Gol 1.0, que será sorteado no dia 15 de dezembro. Toda renda será para ajudar na compra bens duráveis, mobiliário de escritório, tecnologia de informação, material de limpeza hospitalar, alimentos não perecíveis, descartáveis e prestação de serviços voluntários. 

O antigo e centenário  hospital está passando por várias crises financeiras ao longo desses anos, o Hospital Irmandade São João Batista se mantém de pé, prestando atendimento pelo Sistema Único de Saúde, realizando 108.335 atendimentos, conforme contabilizados em 2012; 11.163 internações; e 5.611 cirurgias. Dentre esses números, 60% foram atendimentos feitos SUS e 40%, por convênios (Unimed, Amil, Petrobras, Sul América, entre outros) e privados. 

A classe política esteve representada pelo prefeito Aluizio Jr, e o  vice  Danilo Funk. Registramos também os vereadores Chico Machado, Julinho do Aeroporto, Igor Sardinha, Carlos Emir Jr., Boca, Amaro Luiz, Luciano Diniz e Welberth Rezende. O PEN-51, foi representado pelo presidente do  partido, Dudu Jardim. 

Xico de Paula, Tania Schueller, Janaira Rodrigues, Marcelo Imbetiba e Manoel Olive, registraram acontecimento, com fotos. Vide:




 UM POUCO DE HISTÓRIA:
 
O secular hospital  São João Batista que tem uma história bastante antiga é referência no atendimento da saúde médico hospitalar do município e região.  Vai fazer 141 anos em novembro, Indubitavelmente  tem um passado de profundas raízes na história do município de Macaé, está localizado no coração da cidade na praça Veríssimo de Mello. 


 O consagrado e saudoso historiador Antonio Alvarez Parada em um de seus livros registrou para a posteridade  que "...O Velho Hospital, por todos esses anos, tem prestado serviços que a pena humana não poderá descrever. Se da grandeza do bom lusitano surgiu a Casa de Caridade, nessa mesma bondade ela tem se mantido até hoje, com o auxílio de seus dirigentes, de seu dedicado corpo de médicos e da eficiência das freiras que lhes prestam serviços". 

 
Outras ilustres personagens também ajudaram na construção do São João Batista, como foi o caso dos senhores de engenhos de açúcar moradores em Quissamã, o barão e a Viscondessa de Araruama, doaram 800 mil reis, o coronel José de Lima Caetano da Silva, 300 mil reis. Toda madeira de lei,  usada na construção do São João Batista, foi uma singela doação do Conselheiro João de Almeida Pereira, transportada por tração animal de uma de suas fazendas localizada em Cambuci. Nomes como João Alvarez de Siqueira Bueno, João Teixeira de Miranda, Polycarpo Francisco Vasconcellos, constam entre outros nos anais da Casa de Caridade do São João Batista, como vultos que ajudaram sobre maneira na realização do velho sonho do lusitano Casculeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário