terça-feira, 17 de setembro de 2013

Solar dos Mellos oferece para o público Primavera dos Museus

]


Palestras, ações educativas, roda de capoeira, mesa-redonda, samba de roda e oficinas são algumas atividades da 7ª Primavera dos Museus, que acontece entre os dias 23 e 28 de setembro, no Solar dos Mellos - Museu de Macaé. Nesta edição, o tema é "Museus, Memória e Cultura Afrobrasileira".

A iniciativa, que acontece em todo país, é uma ação conjunta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura em parceria com a coordenadoria de Igualdade Racial.

O objetivo é mobilizar as unidades museológicas com atividades especiais e, com isso, sensibilizar a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, além de estimular a visitação e incentivar a aproximação entre sociedade e museus.

No município, a programação começa no dia 23 de setembro (segunda-feira), às 14h30, com a palestra "Escravidão e Quilombos em Campos e Macaé (Séculos XVII - XIX)", com Márcia Amantino, destinada aos professores.

Entre os dias 24 e 26 deste mês haverá ação educativa das 9h às 11h e das 14h às 16h. O tema é "As Memórias do Quilombo". Alunos da rede pública revisitam e reconstroem as memórias existentes sobre o Quilombo do Carucango. No dia 27, das 18h às 19h, ocorrerá mesa-redonda: "A contribuição cultural do negro na construção da sociedade contemporânea". E, a partir das 19h30, será a vez do samba de roda.

Para encerrar, no dia 28 de setembro (sábado), as atividades começam às 10h com roda de capoeira. Em seguida, entre 10h30 e 15h, haverá oficinas de instrumentos, máscaras e turbantes. A programação termina às 16h com o desfile que expõe os turbantes e os instrumentos criados nas oficinas no quintal do museu.

A vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico, Gisele Muniz, (foto)  afirma que a edição Primavera dos Museus deste ano reconhece e compartilha a cultura afrobrasileira, além de atrair esse público para o Solar dos Mellos. "Programações específicas para esse tema são ricas e também engrandecem o diálogo com a sociedade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário