quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Prefeitura de Quissamã cobra melhorias à Cedae

Octávio autoriza instalação de gerador para resolver problema de abastecimento de água do município

Foto: Adilson dos Santos Reunião no Gabinete do prefeito definiu parceria com a Cedae - Foto: Adilson dos Santos    Reunião realizada nesta terça-feira (24), no Gabinete do prefeito Octávio Carneiro, definiu parceria com a Cedae para resolver o problema de abastecimento de água no município mediante instalação de um gerador para a estação da localidade de Farinha Seca, de onde a água é distribuída para a estação central, que redistribui para todo o município.


Octávio recebeu o diretor do Interior da Cedae, Heleno Silva; o gerente regional Fernando Arruda, o coordenador local Marcio Maciel, engenheiro responsável local Luiz Augusto Póvoa e o encarregado da companhia no município Luciano da Silva Rocha. Representantes da Ampla, por telefone, justificaram que não haveria possibilidade de comparecer ao encontro de hoje.

A reunião foi acompanhada pelos secretários de Governo, Ana Alice Barcelos; de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luiz Geraldo de Paula, e de Obras, Junio Selem. Os vereadores Marcelo Batista (presidente da Câmara), Ronaldo Costa, Luiz Carlos Fonseca Lopes, Marcos Silva, Jorge Gomes, Isabel Pessanha e kitiely Freitas também participaram do encontro e solicitaram soluções para os problemas registrados em Quissamã.

O diretor do Interior da Cedae, Heleno Silva, explicou que, recentemente, a concessionária investiu cerca de R$ 5 milhões em melhorias que vão desde aumento da captação de água, que passou de 40 litros por segundo para 50 litros por segundo, que também passou a ser feita no meio da Lagoa Feia para evitar a proliferação de algas como ocorria no período do verão. Segundo o diretor, ocorreu ainda a modernização de equipamentos como bombas e painéis de controle e melhorias técnicas na estação.

Heleno Silva disse que o problema é recorrente. De acordo com o diretor da Cedae, o motivo para que o abastecimento não esteja normalizado é que, mediante averiguação feita pela empresa, num período de 6 a 8 horas diárias, compreendido de 18h à meia noite, em média, há uma baixa no abastecimento de energia ou queda da tensão, o que causa o desligamento dos equipamentos e interrupção da produção, pois o funcionamento geral da estação, bombas e tratamentos dependem de energia elétrica.

“Quissamã possui boa vazão d'água, mas esse problema inviabiliza o bom funcionamento da Cedae, porém, com a instalação do gerador isso vai acabar e se houver problema a responsabilidade será da Cedae”, afirmou Heleno.

Diante do não comparecimento da Ampla, a sugestão foi de, em mais uma parceria, a Prefeitura de Quissamã arcar com as despesas referentes a um gerador de 200Kva. O prefeito Octávio Carneiro prontamente autorizou à secretaria de Obras a instalar o equipamento com objetivo de resolver o problema, garantindo a melhoria do abastecimento para a população.

“Não podemos mais suportar essa situação e já que a Cedae está garantindo que essa iniciativa resolve a questão, vamos fazer a nossa parte porque a população não pode continuar prejudicada”, argumentou o prefeito.

Parceria prevê melhoria no abastecimento dos bairros Penha, Alto Grande e Praia de João Francisco

O verão está chegando e o consumo de água aumenta consideravelmente. Para melhorar a distribuição de água para os bairros Penha, Alto Grande e Praia de João Francisco, que enfrentam problemas nesse sentido, foi firmada uma parceria entre a prefeitura e a concessionária.
A Cedae se comprometeu a realizar as obras do novo tronco distribuidor para esses bairros, o que compreende a 1.200m de tubulação. A prefeitura viabilizará o transporte desse material e cederá o maquinário necessário para a ação. A previsão é de que as obras estejam concluídas até o fim do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário