quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Em Quissamã a Ginástica popular movimenta comunidades


Foto: Adilson dos Santos
Desde o início deste ano moradores de diversas comunidades de Quissamã já podem praticar a Ginástica Popular, uma das novidades que a Secretaria de Esportes implementou na atual gestão municipal, que vem atraindo cada dia mais adeptos.

A modalidade já é praticada nos bairros da Penha, Sítio Quissamã, Santa Catarina, Alto Alegre e agora também em Barra do Furado e já conta com quase 500 inscritos. Para que as aulas pudessem acontecer a Secretaria de Esportes contou com a parceria da Secretaria de Educação que cedeu o espaço físico das escolas municipais para a realização das aulas de ginástica.

Para a professora de Educação Física Taís Pessanha, está sendo muito gratificante ministrar as aulas. “Tenho ouvido muitos depoimentos de alunas que tiveram melhora na parte estética, na autoestima, no relacionamento familiar e social depois que começaram a praticar a ginástica popular”, ressaltou.

Taís destacou ainda que, pela primeira vez, muitas mulheres tem a oportunidade de praticar algum tipo de atividade física. “vale dizer que além da distância para ir a uma academia, o custo para isso é simplesmente impossível para algumas delas”, explicou.

E pensando justamente em oferecer a atividade para um número cada vez maior de munícipes que a Secretaria de Esportes iniciou no mês de agosto as aulas com a professora Carolina Neves em Barra do Furado. “Fui muito bem recebida em Barra do Furado, as aulas estão cada dia mais cheias e daqui a pouco a escola vai ser pequena para atender tantas alunas”, comentou.

A Ginástica Popular é uma mistura de exercícios aeróbicos e localizados realizadas ao som de músicas que animam as alunas e dão o ritmo a ginástica. Segundo a professora Taís, não há contraindicação para a prática. “Cada qual deve respeitar seus limites, na verdade o que estamos buscando é justamente a interação dessas pessoas, a melhora da qualidade de vida, da saúde e os exercícios são um caminho para essas conquistas, por isso são elaborados para que o maior número de pessoas se sinta confortável ao praticá-los”, explicou.

O secretário de Esportes Edi da Silva, avalia a Ginástica Popular como uma das ações de maior sucesso da secretaria. “Vimos uma demanda muito grande nas comunidades, apesar das crianças já estarem integradas nas escolinhas, sentimos a necessidade de envolver mais a família, e a ginástica popular veio preencher essa lacuna. Nosso objetivo é oferecer a prática esportiva para a maior gama de pessoas, da criança ao idoso, ainda temos muito que conquistar, mas os primeiros passos já foram dados”, salientou.

Para se inscrever nas aulas de Ginástica Popular, basta de dirigir ao Ginásio Poliesportivo ou um dos locais das aulas, com Xerox dos documentos, foto 3x4 e atestado médico atualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário