quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Maracutaia: CPI do BOM é aprovada na Câmara


112670
 O vereador Felipe Lopes (PDT) ocupou a Tribuna na sessão da quinta-feira (12) para apresentar requerimento para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito com o objetivo de apurar supostas irregularidades na edição e circulação do Boletim Oficial do Município. Dois dos seus colegas, os vereadores Gugu de Nair (PT do B) e Henrique Gomes (PP) em aparte subscreveram o requerimento. Gugu na semana passada assumira a oposição ao governo André Granado, se afastando das Comissões Permanentes, apontando apatia entre os colegas que foram eleitos para a base de oposição.

Henrique Gomes, logo depois, na mesma Tribuna, já ressaltava que resultados de licitações estavam sendo publicados sem que houvesse antes o edital apresentado as condições do certame.


- O Boletim era editado no Diário Oficial do Estado, mas agora roda numa empresa de Cabo Frio, contratada sem licitação - afirmou Henrique Gomes, que ao mesmo tempo reconheceu em Gugu de Nair como a cara nova da oposição. Henrique ainda denunciou que há edições do B.O. que circulam com duas capas diferentes, sugerindo que haja manipulação. Segundo o vereador, publica-se o extrato de contrato, mas não publica o edital.


Os contratos, inclusive os emergenciais, são publicados, e logo depois ocorrem erratas, que estão se transformando em regra.


Para o vereador Gugu de Nair, já existem na Câmara ‘vários descumprimentos do prefeito com relação a requerimentos do Legislativo, que não foram respondidos, ou se foram, o foram fora do prazo’. Também pediu que fosse publicada a Moção de repúdio contra o secretário de Educação, Cláudio Mendonça, já aprovada, mas ainda não publicada. 


Na Sessão de quinta-feira (12) o vereador Felipe Lopes do PDT no uso da Tribuna informou que estava protocolando um pedido para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a publicação de contratos e licitações dentre outras possíveis irregularidades nos Boletins Oficiais. O vereador já conta com mais duas assinaturas que fazem o numero mínimo de três para abertura da CPI, que são os vereadores Henrique Gomes do PP e Gugu de Nair do PT do B.


Segundo Felipe Lopes foi durante uma reunião ocorrida na quarta-feira (11) com o secretário de Educação, Claudio Mendonça, que ele saiu convencido da necessidade de uma fiscalização com maior precisão nos BOs. O encontro fora agendado para que o secretário explicasse ao vereador questões relativas ao processo de contratação de oficineiros para orientação de atividades esportivas e culturais. A não localização do boletim em que o secretário alega ter publicado o Edital para a seleção de profissionais para atuar nas oficinas e a fragilidade argumentativa em responder as indagações foi o estopim para o pedido de CPI.


-Ele nos disse que não veio aqui (para Búzios) ajudar ninguém, ou seja: que não está preocupado com os problemas da Cidade. Ainda zombou das pessoas que nos acompanhavam falando que o povo não lê BO. Disse em redes sociais que precisa procurar, com o auxílio de uma lanterna, pessoas letradas em Búzios, que estejam preparadas (intelectualmente) para conversar com ele. Além de um grande desrespeito aos professores que trabalham naquela pasta, chamou o povo de Búzios de burro, e, de forma oblíqua pode ter incluído o prefeito que o nomeou nesta categoria. Solicitei a ele uma assistente da secretaria para fazer o acompanhamento, em sala de aula, de uma jovem deficiente e ele respondeu-me disse que não podia. Será que esse é o mesmo secretário que o Dr. André anunciou que Búzios teria, caso fosse eleito nas eleições de outubro de 2012? - indagou Felipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário