sexta-feira, 13 de setembro de 2013

DF adapta presídio para receber possíveis "hospedes" do mensalão


Obra em penitenciária é feita sob medida para abrigar mensaleiros. Apontado como um dos possíveis destinos dos condenados no mensalão, complexo no Setor de Indústria e Abastecimento passa por reforma e terá cubículos diferenciados para políticos e pessoas notórias, com cama móvel, fiação para tevê e piso de cerâmica.
 
A Secretaria de Segurança Pública do DF se prepara para a eventualidade de receber em regime semiaberto condenados no processo do mensalão. Reforma e ampliação no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Setor de Indústria e Abastecimento de Brasília (SIA), inclui a adaptação de salas para internos com notoriedade que devem ser separados dos demais por questão de segurança. São ambientes destinados a detentos com alto poder econômico, político ou conhecidos na sociedade. Por causa do perfil, são considerados no sistema penitenciário alvos de rebeliões, extorsões ou outro tipo de exploração por condenados perigosos.
Reforma no Centro de Detenção Provisória (CPP), especializado em receber detentos do regime semiaberto, ampliará a capacidade da unidade em 600 presos (Ronaldo de Oliveira/CB/DA Press)


A Penitenciária do Distrito Federal passa por adaptações. Ao lado de um galpão onde presos dormem em beliches e treliches, surgirá uma ala para presidiários ilustres. Terá salas separadas, com camas normais, ponto de televisão e piso de cerâmica. Nesses novos ambientes, dormirão os presos ilustres condenados a cumprir pena na Capital da República –de mensaleiros ao empresário Wagner Canhedo, ex-dono da falida Vasp, preso no sábado.

O CPP de Brasília, como é conhecido o estabelecimento, abriga os detentos do regime semiaberto –aqueles que, tendo sido condenados a penas de quatro a oito anos, devem ser recolhidos a colônias agrícolas e industriais ou podem trabalhar fora do presídio, retornando à noite para dormir.
O subsecretário do Sistema Penitenciário do DF, delegado Cláudio de Moura Magalhães, disse que a reforma não visa prover regalias. “É uma questão de segurança, de necessidade no sistema penitenciário”, disse ele. “Quem tem notoriedade fica vulnerável e precisa ser separado da massa, sob pena de ser vítima de extorsão, por exemplo.”

Pelas mesmas razões, o deputado-presidiário Natan Donadon, preso em regime fechado na penitenciária da Papuda, está em cela separada e não toma banho de sol com os companheiros de infortúnio. “Deixá-lo no pátio seria condená-lo à morte”, diz o delegado Cláudio Magalhães. Não há, por ora, definição sobre os futuros "hospedes" do mensalão que cumprirão pena em Brasília. A decisão caberá ao STF. Mas as obras seguem a toque de caixa. “Preciamos nos preparar”, acrescenta o doutor.

Abaixo, uma foto de junho de 2009. Mostra visita do ministro Gilmar Mendes, então presidente do STF, ao galpão onde os presos do CPP de Brasília passam as noites empilhados em beliches e treliches.

Nenhum comentário:

Postar um comentário