domingo, 22 de setembro de 2013

Salesiana retoma atendimento psicológico para a comunidade


Macaé acaba de ganhar um reforço no tratamento da saúde mental. Com a inauguração da Clínica Escola de Psicologia Santa Teresa, a Faculdade Salesiana retomou o atendimento psicológico à comunidade, que já vem usufruindo do serviço. Os interessados podem agendar um horário para a entrevista de avaliação pelo e-mail atendimentopsicoterapiafsma@gmail.com ou comparecer à clínica, que funciona em um imóvel anexo à instituição. O atendimento é realizado das 13h às 22h. O endereço é Rua Monte Elíseo s/nº, bairro Visconde de Araújo. O telefone para informações é o (22) 2791-8900. 

Realizado pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), o atendimento é feito por alunos do 8º e 9º período do curso de Psicologia, com a supervisão do corpo docente. Os professores responsáveis são os psicólogos: Marcello Santos, Betânia Marques e Glaucia Pinheiro (psicologia clínica); Marcelo Fernandes (psicologia do trabalho) e Kátia Nahun (orientação profissional). São atendidas crianças, adolescentes, adultos, casais, famílias e grupos.

Segundo a coordenadora da clínica, Cíntia Craveiro, 26 alunos realizam o atendimento à comunidade, que pode ser feito com psicoterapia semanal ou com maior frequência, conforme a necessidade. As sessões duram 50 minutos e os professores acompanham os estudantes por meio de encontros para orientação e relatórios semanais. “O estágio é obrigatório e pode durar até um ano e meio. O objetivo é propiciar aos alunos a integração dos conteúdos apreendidos em sala de aula com a prática profissional, além de auxiliar pessoas com problemas de natureza emocional”, informou.

A aluna do 8º período Tatiana Garuba é uma das estagiárias da clínica. No período da manhã, ela faz estágio em psicologia organizacional em uma empresa, onde aplica testes e oferece suporte profissional em treinamentos e seleções. No período da tarde, atende na clínica-escola no período da tarde. “O estágio é muito importante para a nossa formação. Como ainda não me decidi em que área me especializar, busco experiências que possam me auxiliar nesta decisão”, revelou.

Já a estudante do 9º período Débora Azeredo já se decidiu pela área hospitalar. “Ainda não começamos as sessões, pois estamos fazendo a triagem dos pacientes esta semana. Mas estou ansiosa para começar, pois acho que será uma grande oportunidade de aprendizado. Os professores nos dão todo o suporte necessário para nos sentimos seguras e fazermos um bom trabalho.”

De acordo com o coordenador do curso, o professor Marcelo Santos, qualquer pessoa pode buscar o atendimento psicológico. “Após ouvir o paciente, fazemos os exames e a avaliação, indicando o melhor atendimento para cada indivíduo.” Os casos mais comuns estão relacionados à depressão, angústia, perda de um ente querido e o término de um relacionamento, afirma o professor. Já entre as crianças, a dificuldade de aprendizagem, de se relacionar e a agressividade são os problemas mais frequentes.

As doenças e transtornos mentais afetam mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), entre 75% e 85% das pessoas que sofrem desses males não têm acesso a tratamento adequado. No Brasil, a estimativa é de que 23 milhões de pessoas passem por tais problemas.

* Mais informações com a equipe da Assessoria de Comunicação Salesiana
  Telefone: (22) 2791-9500 - ramal 310 ou no site www.insgmacae.com.br.


________________________________________

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SALESIANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário