segunda-feira, 9 de setembro de 2013

RIO DAS OSTRAS: Celebração da Independência mobiliza toda a Cidade


Foto: Maurício Rocha
Foto de artistas que apresentaram uma peça de teatro
Artistas da Fundação de Cultura se apresentaram na Concha Acústica
Foto: Maurício Rocha
Foto de várias pessoas durante atividade de exercicios na orla da praia do centro
Aulão de ginástica movimentou a praça no sábado
Foto: Maurício Rocha
Foto da apresentação na Conha Acustica da Banda Stradah
Show da Banda Stradah agitou a noite riostrense
Foto: Maurício Rocha
Foto de várias pessoas caminhando na orla da praia do bosque
Caminhada pelo circuito histórico-cultural aconteceu no domingo
O fim de semana que encerrou a programação da Semana da Independência, Liberdade e Cidadania em Rio das Ostras mobilizou toda a Cidade, envolvendo pessoas de todas as idades. Os eventos cumpriram o intuito de levar à população atrações artísticas, culturais e educativas, além da oportunidade de usufruir e conhecer melhor os serviços municipais, aproximando população de poder público.

Algumas pessoas tentaram aproveitar ao máximo a programação, como Alessandra Matiles, que assistiu a todas as atrações culturais, entre peças de teatro, dança, cinema e muita música. “A praia do Centro é muito aconchegante e poder desfrutar deste belo visual assistindo a tantas apresentações de nível fica ainda melhor”, disse Alessandra.

A noite de sábado foi fechada em bom estilo com o show da banda Stradah. A Concha Acústica ficou lotada para prestigiar os “pratas da casa”, que sempre levantam o público. Antes do show, alunos do curso técnico de teatro do Centro de Formação Artística do Município, apresentaram esquetes que levaram ao público uma reflexão sobre a importância do amor à Pátria. À noite, a cantora Débora Fonseca agradou a plateia com seu repertório eclético. No domingo, a Companhia de Ballet Baía Formosa executou as coreografias que mais agradaram o público nos últimos anos.

Além das apresentações artísticas, o final de semana de Rio das Ostras contou com atividades nas escolas, sessões de cinema na rua, com filmes exibidos no Âncora e Centro, Aulão de Ginástica, atendimento ao público pelo programa de Hipertensão e Diabetes, caminhada e passeio ciclístico com ações educativas por meio de panfletagem.

ESCOLAS CIDADÃS - Era cedo quando as escolas municipais abriram suas portas no feriado da Independência, reunindo alunos e professores em atividades como pinturas e dobraduras, sessões de filmes, e apresentações musicais e teatrais. Os pais elogiaram a iniciativa.

“Está sendo muito diferente, um evento inovador acaba atraindo mais a atenção dos meninos. Também me sinto segura em saber que meus filhos estão aprendendo e se divertindo dentro da escola”, relatou Joseane Gomes, mãe de Gabriel e Gustavo Gomes, estudantes da Escola Municipal Maria da Penha Oliveira.

Apresentações da banda marcial da escola e do coral Vozes do Leripe, que reúne alunos de diversas unidades, também agradaram.

Para Gabriel Ricardo, de 8 anos, estudante da Escola Municipal Alberto Jorge, o Brasil precisa de pessoas que cuidem bem dele. “Tenho muito orgulho de ser brasileiro. Assistimos ao desenho “Rio” e parei para pensar quantas coisas legais a gente tem por aqui”.

Natália Noronha fez parte da equipe de professores que preparou as atividades para o feriado. Para ela, o papel da escola vai além de oferecer conteúdo, formando cidadãos mais conscientes. “Não é uma pintura qualquer sobre o papel, nem mais uma musica que cantamos, é um exercício cívico de amor à Pátria que todos nós deveríamos ter”. 



Feira de Promoção de Rio das Ostras 

agrada consumidores e lojistas

Cerca de 30 mil pessoas prestigiaram a Feira de Preços Especiais de Rio das Ostras – Fepe, durante os quatro dias de exposição, que terminou neste domingo, 8. O público percorreu os 106 estandes, com diferentes opções de compras, entre lojas, restaurantes e espaço do Programa Renda Alternativa. O prefeito Sabino visitou todos os expositores e avaliou o evento como um sucesso para consumidores e comerciantes.

“Aquecer a economia local é um dos nossos objetivos para que a cidade dependa cada vez menos dos repasses dos royalties. A Fepe é uma prova de que isso é possível. Por isso, abrir espaço para nossos empresários é de fundamental importância. Quase todos os elogios que recebi do público vieram de moradores de Rio das Ostras, ou seja, a satisfação é de todos”, contou Sabino.

Na próxima semana, o prefeito se reunirá com os expositores para uma avaliação geral e já pensa em promover duas edições do evento em 2014. “É de suma importância ouvir os empresários, suas reivindicações e opiniões. Vamos debater a viabilidade de realizar duas feiras, uma no feriado da Semana Santa e outra, nesta mesma data, em setembro”, disse.

Participando pela primeira vez de uma Feira de grande porte, Ronaldo Coutinho, da loja The Secret, disse que se surpreendeu com o fluxo diário de pessoas. “Sucesso total. Meu estande ficou cheio o dia todo e estamos vendendo muito. Percebi que muitas pessoas que moram em Rio das Ostras, que não tinham hábito de comprar com a gente, gostaram da promoção e relataram que vão visitar a loja”, relatou.

Estrutura - Com uma ampla estrutura, a Prefeitura disponibilizou guardas municipais e segurança privada para apoio na segurança. A Defesa Civil também estava em alerta para qualquer eventualidade. No espaço foram distribuídas 15 TV’s de led, anunciando as promoções dos expositores, previsão do tempo e notícias da Cidade. Além de uma ambulância, a Secretaria de Saúde cedeu equipes de saúde para atendimento ao público.

Para Patrick Alvares, a captação de novos clientes o deixou ainda mais satisfeito. “Nosso público é muito específico e aqui na Fepe nos aproximamos de pessoas diferenciadas. Ouvi muitos elogios e pessoas comentando que vão querer conhecer nosso estabelecimento. Tenho certeza de que a satisfação deles veio do conforto que a estrutura ofereceu”, contou o proprietário do Café Tal.

Para criançada – Além dos shows de samba e MPB, a organização da Fepe abriu espaço para o entretenimento infantil. No domingo, 8, a praça de alimentação estava lotada de crianças. Os palhaços mais famosos do momento, Patati Patatá, divertiram os pequeninos com brincadeiras e músicas. Os pais também se divertiram ouvindo canções que marcaram gerações, como sucessos do grupo Trem da Alegria e da Xuxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário