segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Aluizio inaugura Centro Oncológico Municipal

O Centro Oncológico de Macaé, uma antiga reivindicação da população, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (2), com uma entrevista coletiva dos gestores municipais para a imprensa, no auditório do Hospital São João Batista, no Centro. Em oito meses de governo, a prefeitura deu andamento aos trâmites administrativos junto ao Ministério da Saúde e providenciou a estrutura necessária para prestar os serviços de quimioterapia, assistência farmacêutica, cirúrgica e de emergência. Todo o atendimento será realizado em rede, por meio da Central de Regulação Oncológica, instituída para acolher, orientar e encaminhar os pacientes, garantindo assistência plena.


Hospital São João Batista – Durante a inauguração do Centro Oncológico, o governo municipal anunciou que o município dará autonomia econômica ao Hospital São João Batista. O Prefeito (foto)  reforçou que a secretaria de Saúde atua segundo o conceito de rede, contando com os prontos-socorros do HPM e do São João Batista. “O hospital precisa voltar a ter a excelência clínica que sempre teve”, diz Dr. Aluízio.
 
O Centro Oncológico, criado em cumprimento ao plano de governo, foi possível após a recomendação do Conselho Municipal de Saúde e a indicação da Conferência Municipal de Saúde. Isso porque esse tipo de serviço está no âmbito de responsabilidade do Ministério da Saúde. Por isso, o município estruturou o Centro, em parceria com a Fundação do Câncer, com recursos próprios. O convênio com o Ministério da Saúde para que Macaé receba recursos federais para o tratamento oncológico somente tem início com a efetiva prestação do serviço, nesta semana.

Macaé é o primeiro município a construir seu Plano de Atenção Oncológica junto à Fundação do Câncer. Isso representa a garantia de um projeto de qualidade e ininterrupto. Em decorrência disso, ganha destaque no cenário nacional.

O Centro Oncológico, que possui cinco cadeiras e um leito para quimioterapia, a princípio será utilizado por pacientes que não fazem tratamento em unidades de Macaé ou de outros municípios. Aqueles que já iniciaram o tratamento vão passar, posteriormente, por uma migração organizada, para que não haja prejuízo e interrupções no processo. Já os casos de alta complexidade serão encaminhados para centros de referência.

Os atendimentos no Centro do São João Batista serão voltados para os casos mais prevalentes. Cerca de 90% dos pacientes oncológicos são portadores de câncer de mama, de pulmão, de próstata e dos aparelhos digestivo ou ginecológico. Entretanto, cada caso será analisado individualmente. Durante a apresentação do Centro, o prefeito se comprometeu a realizar uma reunião com os membros da Associação Beneficente de Apoio aos Portadores de Câncer de Macaé e Região e demais pacientes para conhecer melhor suas necessidades.

- O paciente oncológico estará envolvido por uma rede de proteção. Vai receber mais cuidado do que tem tido. Começamos com grandes parcerias e em breve seremos um exemplo de sucesso também para a comunidade médica – afirmou o prefeito Dr. Aluízio.

Segundo o secretário de Saúde, Flávio Antunes, o Centro Oncológico foi instalado em tempo recorde. "Será oferecido um atendimento de alto padrão de qualidade, humanizado e dentro da legalidade. Já iniciamos o planejamento para oferecer a radioterapia. Até o final deste mandato este Centro não vai perder para nenhum outro em know how e expertise", destacou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, são atendidos em Macaé de 300 a 350 pacientes com câncer. Sessenta e cinco novos casos já foram registrados. O presidente da Associação dos Portadores de Câncer de Macaé e Região, fundada há dois anos, Antônio Mesquita de Castro, disse que o programa irá beneficiar muito os portadores da doença.

- Este espaço vai amenizar o sofrimento de muitos pacientes com câncer. Ficou excelente. Isto era a luta de familiares e de portadores da doença que agora estão recebendo o apoio do governo municipal – pontuou Antônio Mesquita.

Atendimentos - Os pacientes que derem entrada no Hospital Público Municipal (HPM), nas unidades de urgências, nas unidades de saúde básica ou de estratégias de saúde de família que forem identificados como possíveis portadores de câncer serão orientados a realizarem um cadastro da Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria, localizada na Rua Benedito Peixoto, 10, no Centro. No Controle, o paciente será acolhido e direcionado para a realização do exame de biópsia. Nessa unidade, ele receberá assistência integral, que será estendida aos seus familiares. O próximo passo será o preenchimento de um relatório social para encaminhamento ao ambulatório de triagem e direcionamento a um especialista.

A equipe do Controle atenderá o paciente durante todo seu tratamento. Aqueles que o realizam fora do município, inclusive os que são atendidos pela rede privada, também serão assistidos, para maior agilidade nos procedimentos necessários. Mais de 60% desses pacientes já foram contatados pela equipe do Controle. Desta forma, o município garante a continuidade do tratamento fora do município, como o de radioterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário